Inadimplência

O cliente não gostou e não quer pagar: o que fazer

Uma coisa é o cliente atrasar. Outra é ele sumir. A terceira — e a que mais trava o autônomo — é ele olhar o serviço, dizer que não ficou bom e usar isso para não pagar.

Às vezes a reclamação é justa. Às vezes é o jeito de reabrir o preço. Tratar as duas iguais é o erro: ou você se humilha num serviço bem feito, ou insiste num erro seu e perde o cliente e a reputação.

Separe as duas conversas

Qualidade e pagamento são assuntos diferentes. Misture os dois e o cliente escolhe o que for mais conveniente: se o serviço está bom, discute o valor; se o valor está combinado, discute o serviço.

A primeira resposta não é cobrar e não é descontar. É entender:

[nome], me conta o que ficou diferente do que a gente fechou. Se for ajuste meu, eu corrijo. O combinado de R$ [valor] segue; a gente resolve o que está pendente no serviço.

Você reconhece ouvir. Não reconhece dívida nova, nem perdão.

Peça foto, lista, uma visita. Reclamação vaga (“não gostei”) não se rebate e não se aceita. Reclamação específica (“a porta do quarto não fecha”) se resolve.

Três desfechos, um critério

O critério é o orçamento e, se houver, o contrato: o que estava incluído, o que não estava, o que foi aceito por escrito. Sem isso, a briga é memória contra memória — o motivo de guardar o combinado no WhatsApp.

Erro seu, correção objetiva. Refaça o que está no escopo, no seu prazo, sem cobrar a mais. Depois da correção, o vencimento original volta a valer. Não troque retrabalho por desconto: você trabalha duas vezes e ainda recebe menos.

Mudança de ideia dele. Não estava no combinado. É extra, não garantia — volte em como cobrar o extra. Se ele recusar o extra e recusar o serviço como está, o valor do que foi entregue continua devido.

Reclamação para não pagar. Sinais: o “não gostei” aparece depois da cobrança, não na entrega; não aponta o que corrigir; some quando você oferece a visita. Aí a conversa volta a ser cobrança. Qualidade já foi oferecida.

O que falar em cada caso

Vou corrigir:

Consigo ajustar [item] até [data]. O valor combinado permanece. Qualquer coisa fora disso a gente orça à parte.

Não está no escopo:

O que fechamos foi [X]. [Y] não estava incluído — por isso não entrou no preço. Se quiser, te mando o valor desse acréscimo.

A reclamação veio depois da cobrança, sem pedido concreto:

[nome], o serviço foi o combinado em [data], R$ [valor], vencimento [dia]. Estou à disposição para olhar qualquer ponto específico. Sem isso, preciso do pagamento até [nova data curta].

Não aceite “quando ficar do meu gosto”. Gosto que não estava no orçamento é escopo infinito.

Quando abater faz sentido

Desconto depois da entrega só vale se você reconhece falha que não dá para refazer (material irreversível, prazo que você estourou, dano). Aí o abater é acordo, por escrito, com o valor final e a data — o mesmo cuidado de um acordo de pagamento.

Abater para “não ter dor de cabeça” ensina que reclamar funciona. Da próxima vez, o cliente reclama de novo.

Quando parar de discutir qualidade

Depois de uma oferta concreta de correção, recusada sem contraproposta objetiva, acabou a fase técnica. O que resta é a escada de cobrança. Continuar discutindo o gosto é o jeito de a dívida envelhecer.

O combinado é o que te tira do achismo

Quem tem orçamento com exclusões, aceite por escrito e data de vencimento responde reclamação com documento, não com humor. Quem não tem, negocia o próprio trabalho depois de pronto.

O Mivor não julga se o serviço ficou bom. Guarda o que foi combinado cobrar — valor, vencimento, o que já entrou — para a conversa de qualidade não apagar a de pagamento. A correção, se houver, é sua; o número combinado precisa continuar visível.